quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Webinar Dia Mundial do Diabetes - Acesso e Educação para Aumentar Qualidade e Expectativa de Vida - 4/11 às 16h


Como parte das atividades do Novembro Azul, mês de conscientização do diabetes, o Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil promove um webinar para debater a atual situação do diabetes no Brasil, enfatizando a necessidade de envolvimento dos distintos atores sociais nos temas do Dia Mundial do Diabetes: "Educação em Diabetes para Proteger o Amanhã” e “Acesso aos cuidados do diabetes: se não agora, quando?”. O evento acontece na próxima sexta-feira, dia 04/11/22, a partir das 16h, pela plataforma zoom.

Estarei ao lado de grandes companheiros de luta em defesa dos direitos das pessoas com diabetes, apresentando uma breve contextualização da discussão na perspectiva dos pacientes, trazendo alguns dados da minha pesquisa de mestrado para mostrar quais os principais temas abordados pelos ciberativistas quando falamos de educação em diabetes e acesso à saúde.
 
Participe desse debate conosco, acessando o seguinte link de inscrição: https://bit.ly/3TVmXnM
 
Saiba mais em: https://bit.ly/3fu48cs
 
"Lutamos por vidas, não por likes"! 
 
 

 
Agenda:

16h00-16h20 – Abertura e Contextualização
  • Mark Barone, FórumDCNTs
  • Simone Tcherniakovsky, Novo Nordisk
  • Débora Aligieri, SBD
16h25-16h30 – O que mais chamou a atenção nos dados do T1D index? Onde podemos - e devemos – agir de imediato para melhorar? (Karla Melo, SBD)

16h35-16h40 – Como os programas de alimentação saudável e adequada contribuem na prevenção primária e secundária do diabetes? (Ana Maria Maya, Ministério da Saúde)

16h45-16h50 – Em relação aos demais tipos de diabetes, quais os principais desafios atuais no Brasil? (Fadlo Fraige Filho, ANAD/FENAD e IDF-SACA)

16h55-17h00 – Como e por que a educação em diabetes deve ser priorizada em programa nacionais para melhorar o atual cenário? (Nancy Chang, CHLA)

17h05-17h10 – Quais ações do SUS deverão ser priorizadas para melhorar o cenário do diabetes no Brasil (Sandra Sabino, SMS-SP)

17h15-17h45 – Debate – Quais ajustes priorizaremos para atingir as metas de diagnóstico, tratamento e controle globalmente propostas? (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs)
  • Ana Maria Maya, Ministério da Saúde
  • Débora Aligieri, SBD
  • Fadlo Fraige, ANAD/FENAD e IDF-SACA
  • Karla Melo, SBD
  • Nancy Chang, CHLA
  • Sandra Sabino, SMS-SP
  • Simone Tcherniakovsky, Novo Nordisk

domingo, 25 de setembro de 2022

Movimento Popular faz manifestação contra dificuldades no acesso a serviços de saúde no centro de SP

No dia 26 de setembro de 2022, próxima segunda-feira, a partir das 10h, o Movimento Popular de Saúde do Centro - União dos Movimentos Populares de Saúde da Cidade de São Paulo (MPSC-UMPS) organiza um ato de protesto contra todos os problemas que estamos enfrentando na cidade de São Paulo para acessar os serviços do SUS e para conseguir o cuidado em saúde que é nosso direito constitucional. As pessoas se acumulam nas unidades de saúde em busca de atendimentos, de insumos, de fraldas e de medicamentos, sem conseguir receber o que precisam para o cuidado em saúde, faltando até mesmo dipirona. População de rua, LGBTQIA+, pessoas idosas, com deficiências e com sequelas da Covid-19, portadores de doenças crônicas e de condições de saúde mental, não conseguem o acompanhamento necessário ao cuidado de sua saúde. O que acontece no Centro, acontece na cidade toda. Isso é o desmonte do SUS, promovido pela entrega da política de saúde às Organizações Sociais de Saúde.

Assim, convidamos todas as pessoas do centro e de outras regiões de São Paulo para se juntar a nós nesse ato de protesto contra o desmonte do SUS via terceirização por OSS, e ao mesmo tempo de defesa do SUS como um sistema de direitos, com respeito ao controle social e às decisões dos Conselhos de Saúde, com discussão sobre a organização da distribuição e oferta de serviços com os Conselhos de Saúde e com a comunidade, com discussão das metas dos contratos de gestão com os trabalhadores e seus órgãos representativos e com o Conselho Municipal de Saúde de São Paulo (CMS-SP). E defendemos também a retomada da gestão e da execução dos serviços de saúde pela administração direta.

Estaremos em dois locais, na frente do AMA Sé e da UBS/AMA Santa Cecília.

Ato A SAÚDE PEDE SOCORRO!
Data: 26/09/2022
Horário: 10h
Locais:
UBS/AMA Santa Cecília - Rua Vitorina Carmilo, 599, Santa Cecília
AMA Sé - Rua Frederico Alvarenga, 259, Sé


Vem com a gente defender o SUS!
 


 
 
 
A SAÚDE PEDE SOCORRO!

Vivemos um momento difícil da saúde no Brasil. Com o congelamento do orçamento federal por 20 anos em função da Emenda Constitucional nº 95/206, o Sistema Único de Saúde (SUS) vem sofrendo um desfinanciamento que, juntamente com outras dificuldades enfrentadas nos Estados e Municípios, coloca em risco o nosso sistema público de saúde como um sistema de direitos.

Na cidade de São Paulo, observamos a consolidação da terceirização e da privatização dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de contratos de gestão com empresas privadas denominadas Organizações Sociais de Saúde (OSS), que não reconhecem os Conselhos de Saúde como órgãos de gestão e organização do SUS. Os poucos serviços restantes da administração direta sofrem um processo de precarização, sem recursos humanos suficientes, encontrando dificuldades até mesmo para a manutenção dos prédios onde estão alojados. A Prefeitura abandonou a política de saúde na mão dessas empresas privadas, que consomem mais de 50% do orçamento municipal da saúde sem o controle e fiscalização adequados pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, que apenas estabelece metas de produtividade descoladas da realidade da estrutura oferecida pelas unidades de saúde e impossíveis de serem cumpridas pelos profissionais, já desgastados após quase 3 anos de pandemia de Covid-19.

O resultado disso na ponta, no chão das Unidades Básicas de Saúde, é um grande número de dificuldades enfrentadas pelos cidadãos para acessar as ações e serviços do SUS. No centro de São Paulo, as pessoas se acumulam nas unidades de saúde em busca de atendimentos, de insumos, de fraldas e de medicamentos, sem conseguir receber o que precisam para o cuidado em saúde, faltando até mesmo dipirona. Com consultas de 15 minutos e com a rotatividade constante dos profissionais, não conseguimos um atendimento decente. População de rua, LGBTQIA+, pessoas idosas, com deficiências e com sequelas da Covid-19, portadores de doenças crônicas e de condições de saúde mental, não conseguem o acompanhamento necessário ao cuidado de sua saúde. A população revoltada agride os profissionais, que são tão vítimas desse sistema de gestão dos serviços por empresas privadas quanto nós usuários. O que acontece no Centro, acontece na cidade toda. Isso é o desmonte do SUS!

Por isso, estamos hoje reunidos para exigir nossos direitos, para defender o SUS que queremos: com respeito ao controle social e às decisões dos Conselhos de Saúde; com discussão sobre a organização da distribuição e oferta de serviços, especialmente questões ligadas à territorialização e à regulação, com os Conselhos de Saúde e com a comunidade; com discussão das metas dos contratos de gestão com os trabalhadores e seus sindicatos e conselhos representativos e com o Conselho Municipal de Saúde de São Paulo (CMS-SP). Sem prejuízo, mas principalmente, defendemos a retomada da gestão e da execução dos serviços de saúde no Município pela administração direta, com aproveitamento dos trabalhadores das OSS e garantia de seus direitos trabalhistas e de seu direito ao emprego, mediante planejamento com o CMS-SP e com os Conselhos Gestores. Este é o SUS que queremos!


Movimento Popular de Saúde do Centro

26 de setembro de 2022

segunda-feira, 21 de março de 2022

Eleições dos Conselhos Gestores da STS Santa Cecília e unidades - participe e inscreva-se como candidato até 23/03/22 e até 25/03/22 (Complexo Santa Cecília).

No mês de abril ocorrem as eleições para as vagas de representantes de usuários e trabalhadores nos Conselhos Gestores da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Santa Cecília e unidades de saúde da região, centro do Município de São Paulo/SP. Fazendo parte do Conselho Gestor, você contribui com a organização dos serviços e acompanha, fiscaliza, monitora e avalia a execução das políticas públicas de saúde em nível regional (STS) e local (unidades). Em outras palavras, você participa ativamente da construção e da defesa do #SUS como um sistema de saúde do povo brasileiro!

Para se candidatar como representante dos usuários no Conselho Gestor da STS Santa Cecília, compareça das 08 às 18h a qualquer unidade de saúde da STS Santa Cecília (Complexo Santa Cecília, UBS Bom Retiro, UBS Boracea, AMA Boracea, Complexo Prates, CAPS AD IV Redenção) até o dia 23/03 para se inscrever como candidato. Você também pode se candidatar para o Conselho Gestor das unidades, inscrevendo-se naquela em que for usuário ou se residir em sua área de abrangência. No caso do Complexo Santa Cecília, as inscrições poderão ser feitas até o dia 25/03/2022. Leve um documento de identificação com foto e comprovante de residência ou cartão de agendamento de serviço na unidade e preencha o formulário (ou formulários, caso deseje candidatar-se para o Conselho Gestor da STS e também para o Conselho Gestor de sua unidade) disponível em todas as unidades da STS Santa Cecília.

São requisitos para a inscrição como representante dos usuários: 1) ser usuário do sistema SUS, morador ou trabalhador na região de abrangência da STS Santa Cecília (ou da unidade, no caso de se candidatar também para o Conselho Gestor local), 2) ser maior de 18 anos, 3) não ter vínculo empregatício com as Administrações Diretas, Indiretas ou Parceiras (Organizações Sociais de Saúde) na Secretaria Municipal de Saúde, e 4) não ter mais de 02 (dois) mandatos sequenciais como conselheiro de saúde no mesmo conselho gestor.

Informações completas sobre o processo eleitoral na região da STS Santa Cecília podem ser verificadas na PORTARIA Nº 005/2022/CRS-CENTRO (REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA OS CON- SELHOS LOCAIS NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE SANTA CECÍLIA PARA O BIÊNIO 2022- 2024) e n
a PORTARIA Nº 006/2022/CRS-CENTRO (REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GESTOR DO COMPLEXO SANTA CECÍLIA PARA O BIÊNIO 2022- 2024), acessíveis através do seguinte link:
https://bit.ly/3ueB1Ny

Vem com a gente mobilizar e integrar a #participaçãosocial e a #ParticipaçãoPopular na construção do SUS! #vivaosus