segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Estudo relaciona variação glicêmica pós-prandial ao desjejum como fator preditor de hipoglicemia noturna

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Jikei, no Japão, tentam verificar se a variação glicêmica pós-prandial do desjejum constitui um fator preditor de hipoglicemia noturna em pacientes com ‪diabetes‬ tipo 1 no esquema insulínico basal-bolus com análogos de insulina de ação lenta e ultrarrápida. Embora a pesquisa tenha analisado um pequeno número de pessoas (64), relata achados interessantes, e que podem ser aprofundados na busca de se evitar as hipoglicemias noturnas.

O artigo já é interessante só pelo fato de partir do pressuposto de que hemoglobina glicada, como fator isolado, não garante a qualidade de vida do paciente com diabetes. Também aponta que o melhor controle glicêmico predispõe a pessoa a maiores chances de hipoglicemia noturna, causa de arritmias cardíacas noturnas e até morte por parada cardíaca. Ainda, que a hemoglobina glicada não constata esses riscos, porque apenas indica a média glicêmica a longo prazo (3 meses).

O estudo conclui que pessoas que apresentam variação glicêmica pós-prandial acima de 78 mg/dl duas horas após o desjejum tem maiores chances de sofrer hipoglicemia noturna. E o artigo é aberto para leitura ao público em geral gratuitamente, este é o link para acesso direto: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371%2Fjournal.pone.0144041


Perfis glicêmicos mostrando os níveis de glicose da madrugada até depois do café da manhã

domingo, 13 de dezembro de 2015

Veja como foi o webinário "Formação, participação cidadã na saúde e VER-SUS: que conexões?"

No dia 09/12/15 a Rede HumanziaSUS realizou o webinario "Formação, participação cidadã na saúde e VER-SUS: que conexões?", um rico debate sobre o direito à saúde a partir do exercício democrático da ocupação dos espaços públicos, para a construção da saúde como algo pertinente à sociedade considerada em toda a sua multiplicidade de atores políticos e de condições sociais, relacionando o VER-SUS e demais dispositivios de rede como espaços para a produção de 'reflexões sobre/práticas para' um SUS acolhedor das diferentes necessidades em saúde.

Durante duas horas os debatedores e os participantes do chat conversarm sobre o projeto ver-sus e seus efeitos sobre a formação dos estudantes e sobre os trabalhadores que recebem os viventes e se veem através deles; sobre as disputas e debates travados durante a 15a Conferência Nacional de Saúde (que ocorreu entre 01.12.15 e 04.12.15); sobre a necessidade de um controle social mais participativo e menos institucionalizado através da ocupação das Unidades Básicas de Saúde por todas as pessoas da comunidade (as ruas dentro das UBS's); sobre a necessidade de mudar as narrativas sobre o SUS nos noticiários brasileiros e nas demais redes; sobre a produção de saúde envolvendo a produção de vida e afastando os estereótipos patológicos que levam à medicalização da sociedade e à mercantilização da saúde; sobre a necessidade de constantes trocas entre os trabalhadores e usuários na (re)construção do SUS buscando a ressignificação da saúde enquanto direito público universal; entre outros assuntos.

Em síntese (que não dá conta de representar a amplitude do debate), uma discussão sobre a saúde enquanto democracia e possibilidade de participação de todos os cidadãos e cidadãs na formação e construção do SUS, uma saúde formada por pessoas diferentes que a caracterizam como universal, um SUS como um espaço da cidadania!

Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo o webinario, e para quem gostaria de rever a conversa, seguem o video e as reflexões e perguntas do chat.

#ocupaSUS #ocupaUBS #SaúdeéDemocracia

Debatedores:

Marilia Louvison é médica sanitarista, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, presidente da Associação Paulista de Saúde Pública - APSP

Allan Gomes de Lorena é sanitarista em formação pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e faz parte da comissão VER-SUS/São Paulo

Renan Moser é estudante de pedagogia da Faculdade de Educação da USP, e participante do VER-SUS/São Paulo

Fernanda Soncini é referência técnica da república terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Mauá/SP






Conversa pelo chat:

Bate Papo do Webinário VER SUS

07:19:16 ‹josiane germano› Bom dia!
07:19:20 ‹Iza Sardenberg› oi queridos! Mais um webinário da RHS no pedaço. Muito bom pois ativa a conversa com a força da juventude que vive o VERSUS>
07:19:31 ‹Carlos› sim
07:20:15 ‹Carlos› De uma juventude que está mostrando sua cara!! Muito bom
07:20:35 * Debora Barbosa saiu (tempo esgotado)
07:20:44 ‹LuRégio› gente, ATUALIZEM A PÁGINA outra vez!!!
07:21:04 ‹Iza Sardenberg› exatamente! os tempos estão demandando muita luta e prudência e principalmente a democracia
07:21:18 ‹Patrinutri RHS› ok
07:22:20 ‹Patrinutri RHS› André ainda está no ritmo lento de ontem!!!!
07:23:56 ‹LuRégio› a Marília acabou de chegar
07:24:14 ‹Patrinutri RHS› Imagem e som ótimos no teste
07:24:35 ‹Iza Sardenberg› Carlos, a propósito acaba de chegar um texto sobre os estudantes na RHS:http://www.redehumanizasus.net...holanda
07:25:40 * Gabriel Pedroza entrou em Minha Sala
07:25:55 ‹Carlos› opa, valeu!!
07:25:57 ‹Iza Sardenberg› olá Gabriel!
07:26:07 ‹Iza Sardenberg› benvindo!
07:26:27 ‹LuRégio› agora sim, vai iniciar
07:26:35 ‹Iza Sardenberg› beleza!
07:26:52 ‹Patrinutri RHS› Oba!!!
07:27:06 ‹Patrinutri RHS› Atualizar a página novamente!
07:27:23 ‹LuRégio› issi
07:27:26 ‹LuRégio› isso
07:27:39 ‹LuRégio› Atualizem a página!!!! heheheh oba!!
07:27:43 ‹Iza Sardenberg› todos atualizando a página
07:29:04 ‹LuRégio› apertem o play!!
07:29:43 ‹Iza Sardenberg› Marilia Louvison é médica sanitarista, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, presidente da Associação Paulista de Saúde Pública - APSP
07:29:46 ‹LuRégio› Como está o som? e a imagem?
07:29:56 ‹Carlos› ótimo
07:29:58 ‹Iza Sardenberg› perfeitos, Lu!
07:30:17 ‹LuRégio› maravilha!
07:30:24 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
07:30:26 ‹Iza Sardenberg› Marilia falando!
07:31:15 * LuRégio saiu (tempo esgotado)
07:31:41 ‹Iza Sardenberg› travando, Lu!
07:31:59 ‹Iza Sardenberg› agora ok!
07:32:00 * André entrou em Minha Sala
07:32:40 ‹Patrinutri RHS› Lindo!!!!
07:32:49 ‹Iza Sardenberg› lindo!
07:36:16 * Sabrina entrou em Minha Sala
07:36:40 ‹Iza Sardenberg› estriamento dos espaços impede o diálogo, segundo Marília: ëscola separada dos equipamentos de saúde, formação separada da vida política do país!
07:36:43 * josiane germano saiu (tempo esgotado)
07:37:16 ‹Iza Sardenberg› benvinda, Sabrina!
07:37:32 ‹Patrinutri RHS› Tem haver com a saúde do trabalhador da saúde? Estão muito doentes neste lugar de lógica que ainda modelo biomédico?
07:37:53 ‹Carlos› Ocupa Centro de Saúde! Muito bom, Marília
07:38:04 ‹Iza Sardenberg› Ocupa!!!
07:38:18 ‹Iza Sardenberg› travando...
07:38:24 ‹Carlos› sim
07:38:41 ‹Iza Sardenberg› Democracia é saúde!!!
07:38:58 ‹Iza Sardenberg› Saúde é democracia!
07:38:59 ‹Patrinutri RHS› Muitas barreiras para o acesso!
07:39:12 ‹Patrinutri RHS› Aqui tá ótimo!
07:39:36 ‹Iza Sardenberg› melhorou aqui!
07:39:48 ‹Carlos› aqui,tb
07:40:03 ‹Iza Sardenberg› pessoal, ocupem o chat com as suas participações!
07:40:21 * deboraligieri entrou em Minha Sala
07:40:35 ‹Iza Sardenberg› Oi Débora!
07:40:57 ‹deboraligieri› Bom dia queridos e queridas
07:41:16 ‹Carlos› a palavra "ocupação", para mim, é um bom dispositivo de discussão
07:41:20 ‹LuRégio› Falando o Allan agora
07:41:25 ‹Carlos› ocupação na Saúde
07:41:34 ‹Iza Sardenberg› com certeza, Carlos!
07:41:52 ‹Iza Sardenberg› aqui tem um gap
07:41:54 ‹LuRégio› isso mesmo, gente, encaminhem comentários e perguntas pelo chat
07:42:10 ‹Iza Sardenberg› Allan Gomes de Lorena é sanitarista em formação pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e faz parte da comissão VER-SUS/São Paulo
07:42:25 * matheus soares entrou em Minha Sala
07:42:34 ‹deboraligieri› Pois é Carlos, ocupar os espaços que por direito são das pessoas, de qualquer pessoa no Brasil, direitos públicos
07:42:47 ‹LuRégio› informamos que o chat está sendo copiado como memória, ok?
07:42:51 ‹Iza Sardenberg› e um carinha ótimo na luta e narração de experiências exitosas do SUS!
07:42:57 ‹deboraligieri› esse é o verdadeiro sntido da universalidade: ocupação
07:43:00 ‹Carlos› Tb, acho bacana me apresentar. Sou psicólogo, mestrado em Saúde Coletiva, na UFRGS. Moro em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre (RS)
07:43:20 ‹Iza Sardenberg› boa, Carlos!
07:43:32 ‹matheus soares› bom dia !!!
07:43:37 ‹deboraligieri› Legal, Carlos!
07:43:43 ‹deboraligieri› Bom dia Matheus
07:43:44 ‹LuRégio› bom dia Matheus
07:43:46 ‹Iza Sardenberg› olea Matheus!
07:43:53 ‹Carlos› pesquisei sobre o VER-SUS
07:44:08 ‹LuRégio› legal, Carlos, eu sou enfermeira, moro aqui em Sampa mas sou do RS também
07:44:13 * deboraligieri saiu (tempo esgotado)
07:44:13 * clarissa saiu (tempo esgotado)
07:44:30 * Gabriel Pedroza saiu (tempo esgotado)
07:44:32 ‹deboraligieri› Que legal Carlos!
07:44:41 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
07:44:49 ‹Iza Sardenberg› Rio Grande do Sus no pedaço!
07:44:55 ‹Carlos› sim
07:45:00 ‹Carlos› uhu
07:45:03 ‹Iza Sardenberg› SUL com SUS!
07:45:09 ‹Carlos› boa
07:45:21 ‹Patrinutri RHS› Lindo Alan!!!
07:45:22 ‹Iza Sardenberg› meu ato falho tem tudo a ver!
07:45:30 ‹Carlos› kkkkk
07:45:36 ‹Sabrina› Bom dia! Piauí Presente.
07:45:38 ‹Iza Sardenberg› kkkkkkkkkk
07:45:58 ‹Iza Sardenberg› Piauí!
07:45:58 * matheus soares saiu (tempo esgotado)
07:46:01 ‹deboraligieri› Dsitanciamento entre a formação e a ocupação dos espaços públicos pelos jovens formandos
07:46:05 ‹Patrinutri RHS› Eba Sabrina Piauí!
07:46:47 ‹deboraligieri› Você também é do ver-sus né Sabrina?
07:47:01 ‹Iza Sardenberg› VERSUS faz todos saírem da bolha acadêmica!
07:47:21 ‹Carlos› fazemos o esforço para viver entre bolhas
07:47:54 ‹matheus soares› o coletivo regional Centro-Sul Piauiense
07:47:58 ‹Carlos› o "entre" muito nos interessa
07:47:59 ‹matheus soares› presente !
07:48:06 ‹deboraligieri› opa!
07:48:07 ‹Carlos› Bacana
07:48:19 ‹Iza Sardenberg› Matheus é do Piaui?
07:48:28 ‹Iza Sardenberg› benvindo!
07:48:28 ‹matheus soares› Sim sim !!rss
07:48:29 ‹deboraligieri› ou existe um esforço ideológico e midiático para colocar as pessoas em bolhas?
07:48:31 ‹LuRégio› fundamental a vivência para mudar a formação, diferencial sem dúvida
07:48:31 ‹Sabrina› Sim, participei do VER-SUS SOBRAL, depois em 2015.1 junto com os amigos formamos uma Comissão "Litoral Piuiense "
07:48:49 ‹matheus soares› kkkk !! Bina , bom dia !!
07:48:54 ‹Iza Sardenberg› beleza, Sabrina!
07:49:29 ‹Carlos› sim, já li relatos de experiência, em Sobral
07:49:35 ‹LuRégio› Piauí sempre tomando conta também!! pena que a Emília não está hoje
07:49:40 ‹Carlos› experiência do VER-SUS
07:50:06 ‹Iza Sardenberg› redes virtuais de saúde entram também nas estratégias de formação
07:50:53 ‹Sabrina› Em Janeiro acontece a 2º Vivência.
07:51:19 ‹Sabrina› Bom dia Matheus.
07:51:22 ‹Patrinutri RHS› Como os trabalhadores nas unidades recebem os estudantes no dia a dia do SUS?
07:51:27 ‹deboraligieri› condicionantes sociais da saúde deveriam também ser abordadas na formação em saúde?
07:51:35 ‹Iza Sardenberg› encontro regional dos CAPsi contando com a juventude nos processos de produção da saúde mental
07:52:38 ‹Iza Sardenberg› experiência da juventude deve ocupar os serviços pois tem muito a dizer e fazer!
07:53:05 ‹Carlos› nunca tinha pensado isso
07:53:07 ‹deboraligieri› conexões entre histórias de vida pelo ver-sus
07:53:09 ‹Carlos› maravilha
07:54:13 ‹Carlos› acho que afetar e ser afetado, né Allan
07:54:24 ‹Iza Sardenberg› sim, o Allan falou de um "baile"que os jovens estão dando de experimentar novos modos de fazer política: ocupando!!!
07:54:29 ‹deboraligieri› A vivência na Escola Nacional Florestan Fernandes do MST foi linda!
07:54:44 ‹deboraligieri› Saúde é democracia, não é assistencialismo
07:54:51 ‹Carlos› pois, Débora, fiquei curioso sobre essa experiência
07:55:00 ‹Iza Sardenberg› Renan Moser é estudante de pedagogia da Faculdade de Educação da USP, e participante do VER-SUS/São Paulo
07:55:12 ‹Iza Sardenberg› fala, Renan!
07:55:36 ‹deboraligieri› logo mais farei um post sobre essa vivência Carlos
07:55:45 ‹Carlos› blz
07:56:21 ‹deboraligieri› O Renan é ativista na rede de soropositivos de SP também
07:56:34 ‹Iza Sardenberg› legal!
07:56:34 ‹Carlos› bacana
07:56:57 ‹deboraligieri› vivenciar o SUS para além da doença...
07:57:54 ‹matheus soares› ressaltando a participação do Movimento Estudantil na formação em Saúde ...
07:58:13 * LuRégio saiu (tempo esgotado)
07:59:18 ‹Patrinutri RHS› Se não encontramos um espaco democrático dentro da UBS , como o estudate pode ajudar a alterar esta realidade°°
07:59:37 ‹deboraligieri› pergunta anotada Pat
08:00:01 ‹deboraligieri› depois da Fernanda começamos a reflexão sobre os comentários e perguntas aqui
08:00:18 ‹Patrinutri RHS› Ok estou anotando

08:00:01 ‹deboraligieri› depois da Fernanda começamos a reflexão sobre os comentários e perguntas aqui
08:00:18 ‹Patrinutri RHS› Ok estou anotando
08:01:01 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
08:01:08 * clarissa saiu (tempo esgotado)
08:01:16 ‹Patrinutri RHS› Estou copiando o chat mesmo
08:01:23 ‹Patrinutri RHS› também
08:01:58 ‹Patrinutri RHS› Também estou tirando fotos da transmissão e colocando no post
08:02:15 ‹Patrinutri RHS› Daí o post fica nas conversasa ativas
08:02:29 ‹Carlos› secundaristas pedindo para ter aula sobre o SUS, bah!!!
08:02:31 * deboraligieri saiu (tempo esgotado)
08:02:31 ‹LuRégio› ok Pat
08:02:34 ‹Carlos› que maravilha
08:03:38 ‹Iza Sardenberg› Terra é saúde, disse um índio nas conferências!
08:04:08 ‹Iza Sardenberg› Fernanda Soncini é referência técnica da república terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Mauá/SP
08:04:25 ‹Iza Sardenberg› bióloga
08:04:42 * emelynhrosa entrou em Minha Sala
08:04:56 ‹Iza Sardenberg› queria saber tudo sobre a vida quando entrou na faculdade de biologia
08:04:59 * matheus soares saiu (tempo esgotado)
08:09:50 ‹André› Biologia <3 span="">
08:09:54 * eric.figueiredo entrou em Minha Sala
08:10:40 ‹deboraligieri› Bom dia Emelyn
08:10:59 ‹Iza Sardenberg› oi Eric!
08:11:01 ‹Patrinutri RHS› Depilou o coração srsrrsrs
08:11:02 ‹deboraligieri› legal ter voce aqui com a gente
08:11:18 ‹emelynhrosa› Bom dia Débora, bom dia pessoal!
08:11:20 ‹eric.figueiredo› Oi Iza
08:11:25 ‹eric.figueiredo› Bom dia pessoal
08:11:30 ‹André› aPatrinutri RHS, sim
08:11:32 ‹Carlos› bom dia, Emely
08:11:39 ‹Carlos› bom dia, Eric
08:11:44 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
08:11:49 ‹eric.figueiredo› O maranhense aqui se confundiu com o horário de verão
08:11:59 ‹Carlos› kkkkkk
08:12:01 ‹deboraligieri› ver o próprio trabalho através do ver-sus
08:12:07 ‹Patrinutri RHS› SEja bem vindo Maranhão!!!
08:12:29 ‹eric.figueiredo› \o/
08:12:30 ‹deboraligieri› profissionais da saúde se veem através de futuros profissionais da saúde

08:13:40 ‹Patrinutri RHS› Débora vc anotou todas as questões até agora?
08:14:13 ‹Patrinutri RHS› Tem haver com a saúde do trabalhador da saúde? Estão muito doentes neste lugar de lógica que ainda modelo biomédico?
08:14:17 ‹Patrinutri RHS› Como os trabalhadores nas unidades recebem os estudantes no dia a dia do SUS?
08:14:29 ‹Patrinutri RHS› condicionantes sociais da saúde deveriam também ser abordadas na formação em saúde?
08:14:35 ‹Carlos› acho que a fragilidade nos espaços coletivos é notória
08:14:41 ‹Patrinutri RHS› Se não encontramos um espaço democrático dentro da UBS , como o estudante pode ajudar a alterar esta realidade?
08:14:44 ‹Carlos› a questão é como fortalecer
08:15:03 ‹Patrinutri RHS› boa carlos
08:17:09 * LuRégio saiu (tempo esgotado)
08:18:05 * LuRégio saiu (tempo esgotado)
08:18:29 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
08:18:37 ‹Carlos› Só para corrigir: eu pesquisei sobre duas experiências sobre o VER-SUS em Lages -Santa Catarina
08:18:44 ‹Carlos› eu apenas moro em Viamão
08:19:10 * clarissa saiu (tempo esgotado)
08:19:51 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
08:20:34 * yara saiu (tempo esgotado)
08:20:50 ‹deboraligieri› ok, Carlos
08:20:57 ‹deboraligieri› corrijo a informação depois
08:21:01 ‹Iza Sardenberg› Maranhão no pedaço com o Eric!
08:21:03 ‹Carlos› tranquilo
08:21:28 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
08:21:38 ‹deboraligieri› Opa, legal Eric voce aqui conosco!
08:22:06 ‹eric.figueiredo› Valeu pessoal
08:22:18 ‹deboraligieri› Maranhão ou Pará Eric?
08:22:21 ‹Carlos› penso que a questão é pensar: saúde como afirmação de vida.
08:22:46 ‹eric.figueiredo› Estudo no Pará, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, em Marabá.
08:22:57 ‹eric.figueiredo› Mas sou maranhense, nascido e criado
08:23:19 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
08:23:43 ‹deboraligieri› então os dois estados....rs
08:24:16 ‹eric.figueiredo› \o/
08:25:04 ‹Carlos› e a gente pode pensar "saúde como afirmação da vida" diante dessa coletividade de experiências que somam-se a tudo que o cotidiano oferece
08:26:02 ‹Iza Sardenberg› disse tudo, Carlos!
08:26:27 ‹Carlos› " sentido de viver é saúde", fala da Marília...gostei
08:26:55 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
08:27:00 ‹Iza Sardenberg› saúde é poder construir vida
08:27:18 ‹Iza Sardenberg› vida com sentido
08:28:04 ‹Iza Sardenberg› construir junto!
08:28:31 ‹deboraligieri› será que o ver-sus se constitui em uma forma de envolver os estudantes para além da observação do serviço público de sapude?
08:28:35 ‹deboraligieri› saúde
08:28:45 ‹emelynhrosa› Saudades ver-sus maua! A República foi um dos lugares mais incríveis que conheci!!
08:28:52 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
08:29:47 ‹Carlos› "VER-SUS como imersão política", fala da Marília...bahhh
08:29:57 ‹deboraligieri› foi bacana então Emelyn? tem alguma reflexão sobre a vivência lá pra compartilhar aqui com a gente?
08:31:37 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
08:32:21 ‹deboraligieri› se a ubs não vai pra rua, a rua vai pra ubs
08:32:37 ‹Carlos› é um dentro-fora que se mistura
08:33:40 ‹deboraligieri› a formação que interfere de forma benéfica na disputa de sentidos da saúde no Brasil
08:35:11 ‹Patrinutri RHS› Mas a humanização na sua proposta de relações mais horizontais altera este cenário
08:35:39 ‹deboraligieri› como a formação e projetos como o ver-sus podem incentivar o controle social?
08:35:47 ‹Patrinutri RHS› Acho que as relações institucionais são mais fortes que a formação
08:35:53 ‹jessica farias› Gostaria de saber como eles acham que o versus possa ser mais imerso na graduação em saúde não como uma "extensão", em que seus participantes seja de forma voluntária e até mesmo de mobilização de cada local em montar um projeto para que seja contemplado. Como vocês acham que o versus seja inerente a todos da graduação em saúde e sua multiprofissionalidade?
08:36:00 ‹Carlos› estamos em busca de um tempo não perdido ( fazendo analogia ao livro do Proust)
08:36:12 * LuRégio saiu (tempo esgotado)
08:36:14 ‹deboraligieri› Quando falamos de participação cidadã, estamos considerando também os trabalhadores da saúde nessa "participação social"?
08:36:26 ‹Iza Sardenberg› que lindo, Carlos!
08:37:05 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
08:38:12 ‹deboraligieri› lembrei de uma fala de Luis Cecilio em que ele fala que o tempo do usuário é o tempo das necessidades
08:38:49 ‹Carlos› nada como diálogo para transbordar os paradigmas e ressignificar o atual
08:39:00 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
08:39:13 * LuRégio saiu (tempo esgotado)
08:39:38 ‹Iza Sardenberg› e aumentar as potências pelo contágio das intensidades
08:40:10 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
08:40:22 ‹Carlos› deixar transbordar os paradigmas para saber o que fazer com eles
08:41:14 ‹jessica farias› Sim, o SUS está para partidos e não para a população
08:41:36 ‹deboraligieri› é um ato político, não é um ato partidário
08:41:40 ‹jessica farias› (conitunando) aqui em Fortaleza tem essa visão do SUS
08:42:05 ‹Patrinutri RHS› Adorei esta ideia que a ansiedade do usuário "contamina" o trabalhador. Tem um caso clínico que uso na conversa com os trabalahdores que fala justamente sobre isso
08:42:08 ‹Carlos› Jéssica, acho que essa visão está em todos os lugares
08:43:00 ‹Patrinutri RHS› Lega esta ideia da contaminação do trabalhador da saúde da ansiedade do usuário . Tem um caso que uso na conversa com os trabalhadores nas UBS justamente sobre isso
08:43:16 * LuRégio saiu (tempo esgotado)
08:43:19 ‹jessica farias› minha mãe trabalha em uma UBS e não pode aplicar um projeto em prol do cuidado do cuidador pq foram cursos da gestão passada. foi barrada pela direção com esse argumento que não pensou no trabalhador mas sim na questão política
08:44:01 ‹Patrinutri RHS› Aqui em Blumenau tem um trabalho super legal sobre isso
08:44:27 ‹Patrinutri RHS› Vou publicar no blog do Comitê Médio Vale , video exibido na Mostra de vídeos do Médio Vale
08:44:40 ‹Carlos› bacana
08:44:58 ‹deboraligieri› Legal, Pat!
08:45:08 ‹Carlos› caso queiram enviar algo para mim:carlosmorrudo51@gmail.com
08:45:10 ‹Carlos› grato
08:45:57 ‹Iza Sardenberg› Carlos, entra na RHS e assiste os vídeos que o pessoal de Santa Catarina está postando
08:46:09 ‹Carlos› bacana
08:46:18 ‹Carlos› isso, me deixem atualizado...kkkkkkkk
08:46:25 ‹deboraligieri› mas depois do debate......rs
08:46:34 ‹Patrinutri RHS› Ah que legal Carlos, se inscreva na RHS, você vai poder interegir conosco
08:46:40 ‹Iza Sardenberg› Allan, supervisão é algo meio fordista, de cima prá baixo...
08:46:57 ‹Sabrina› Ver sus foi um divisor de águas na minha vida academia e pessoal.E acredito sim que ver-sus consegue envolver os estudantes para além da observação do serviço.Hoje trabalho em uma instituição publica de saúde, em defesa do SUS , na garantia dos direitos dos usuários.. com um olhar humanizando, o que as instituições de ensino não nos garante.
08:48:26 ‹Carlos› Allan, estamos juntos!!
08:49:02 ‹Iza Sardenberg› a fala do Allan que quis dar relevo ao jeito fordista de uma certa prática de supervisão ficou como se fosse minha. Mas eu concordo totalmente com ele!
08:49:32 ‹Patrinutri RHS› Isso mesmo , o trabalhador precisa deste reconhecimento
08:51:01 ‹Carlos› acho que é colocar o preconceito em análise, penso que esse é o caminho para desnaturalizar a vida
08:51:21 ‹deboraligieri› ou desnormatizar
08:51:29 ‹Carlos› sim
08:51:35 * Carlos saiu (tempo esgotado)
08:51:59 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
08:53:20 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
08:54:01 ‹eric.figueiredo› "Desnaturalizar", perfeito! Quem sabe no micro espaço social, nos policiando, podemos desconstruir preconceitos, que na maioria das vezes crescendo como forma de reprodução.
08:54:14 * Iza Sardenberg saiu (tempo esgotado)
08:54:46 ‹Carlos› "policiando", humm...vamos pensar sobre isso, Eric
08:55:51 ‹Sabrina› Grata pela fala do (rapaz que não sei o nome) sobre o VER-SUS Litoral Piauiense" foi formado da cidade de Parnaíba Piauí, através desse trabalho conseguimos disseminar esse trabalho para outras cidades do Estado, Picos e Floriano. Conquistando e transformando corações e mentes!!
08:56:26 ‹eric.figueiredo› Pois, aqui estou eu reproduzindo
08:56:45 ‹Carlos› estamos aqui para pensar...super de boa
08:57:07 ‹eric.figueiredo› não é nada fácil essa desconstrução, estamos aqui pra pensar
08:57:10 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
08:57:35 ‹Carlos› a desconstrução é diária
08:58:42 ‹Patrinutri RHS› Tá lindo!!!
08:59:13 ‹eric.figueiredo› Isso!
08:59:35 * LuRégio saiu (tempo esgotado)
09:00:36 * LuRégio saiu (tempo esgotado)
09:00:44 ‹Carlos› o que o Allan falou?
09:00:49 ‹Carlos› que o pessoal deu risada
09:01:17 ‹Patrinutri RHS› Lindo demais!!!
09:01:48 ‹Carlos› Eu que fico grato
09:02:01 ‹deboraligieri› O Allan disse que queria te dar um abraço Carlos
09:02:10 ‹Carlos› querido
09:02:19 ‹deboraligieri› e em todos do chat
09:02:32 ‹deboraligieri› estão gostando muito das reflexões
09:02:40 ‹deboraligieri› daqui do chat
09:02:48 * LuRégio saiu (tempo esgotado)
09:02:55 ‹Patrinutri RHS› ah que legal! estamos nos sentindo ái com vocês
09:04:25 ‹Sabrina› Adorei o debate , e convido todos a participar do congresso da rede Unida em Março. Teremos um espaço do VER-SUS onde estaremos construindo e des-construindo forma de ver o SUS, pensar ver SUS.
09:04:46 ‹Carlos› acho que é criado um tempo para o trabalhador não ter tempo para colocar o próprio trabalho em debate
09:04:57 ‹deboraligieri› publica o convite na rhs Sabrina
09:06:54 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
09:08:11 ‹Sabrina› Vamos dialogar, mais de 400 estudantes versusianos reunidos!!
09:08:30 ‹Carlos› aonde?
09:08:47 ‹Sabrina› Campo Grande MG
09:08:57 ‹Carlos› bacana
09:10:46 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
09:11:34 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
09:11:51 ‹deboraligieri› a terminologia não é acidental
09:12:31 ‹deboraligieri› aliás, a saúde vem sendo ocupada de um jeito ruim por termos do setor privado
09:12:58 ‹deboraligieri› "mercado da saúde" é um termo odioso
09:13:22 ‹Carlos› a supervisão como momento para escuta
09:15:38 ‹deboraligieri› a gente nunca está plenamente formado, bela reflexão!
09:15:58 ‹Carlos› eu nunca desejo estar pronto!!
09:16:20 ‹deboraligieri› assim como o sus, estamos em constante formação e (re)construção
09:19:13 ‹Carlos› opa, tô dentro
09:19:22 ‹Carlos› bora fazer barulho
09:20:59 ‹Sabrina› Concordo plenamente.. ver sus deve ser pra todo mundo... destruir essas barreiras..tivemos uma agente sanitário participando do ver sus litoral Piauiense.
09:22:22 ‹Sabrina› como vivente.
09:22:38 * Emília Alves de entrou em Minha Sala
09:22:50 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
09:24:47 * Emília Alves de saiu (tempo esgotado)
09:26:28 * Emília Alves de saiu (tempo esgotado)
09:27:05 * emelynrosa entrou em Minha Sala
09:27:23 * emelynhrosa saiu (tempo esgotado)
09:29:54 ‹Sabrina› Estaremos.. Obrigada!!
09:30:08 ‹LuRégio› Gente, muito potente todas as falas, a participação de tod@s, via chat, foi muuuito legal!!!!!!
09:30:21 ‹LuRégio› Seguimos na Rede HumanizaSUS
09:30:24 ‹Carlos› Gente, muito obrigado
09:30:36 * Jessica Cristin entrou em Minha Sala
09:30:51 ‹Jessica Cristin› olá pessoal
09:30:57 ‹emelynrosa› Uau, falas incríveis! Obrigada gente,
seguimos!!!
09:31:08 ‹LuRégio› uauuu
09:31:09 ‹Sabrina› Acabou jessica
09:31:11 ‹LuRégio›http://www.redehumanizasus.net...onexoes
09:31:14 ‹Carlos› O dia aqui em Porto Alegre está lindo somado a conversa com vocês, está melhor ainda!!
09:31:27 ‹LuRégio› a Debbie vai postar o chat e o vídeo de hoje em um post novo
09:31:35 ‹Carlos› blz
09:31:41 ‹LuRégio› seguimos pelos comentários daquele post e do novo ok?
09:31:51 ‹LuRégio› beijão querid@s
09:31:56 ‹LuRégio› valeu!!!!
09:32:02 ‹Carlos› Manda um abração aos debatedores, adorei conhecê-los
09:32:03 * Sabrina saiu (tempo esgotado)
09:32:36 * Jessica Cristin saiu (tempo esgotado)
09:32:44 * André saiu (tempo esgotado)
09:32:46 ‹LuRégio› bjssss
09:33:30 * LuRégio saiu (tempo esgotado)
09:33:45 * Patrinutri RHS saiu (tempo esgotado)
09:34:58 * deboraligieri saiu (tempo esgotado)
09:36:20 * clarissa saiu (tempo esgotado)
09:36:59 ‹eric.figueiredo› Sensacional! Primeira vez que participo de um espaço como este webinário, gostei muito das falas, diálogos e reflexões, até um próximo encontro! Continuemos a (des)contrução diária... AbraSUS
09:37:19 ‹Patrinutri RHS› Lindo! Parabéns a todos!
09:37:36 ‹Patrinutri RHS› Muito bom estar com vocês!
09:38:02 * jessica farias saiu (tempo esgotado)
09:38:08 * eric.figueiredo saiu (tempo esgotado)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Kit diabetes - Programa de Automonitoramento Glicêmico (AMG) na cidade de São Paulo

Diabetes mellitus (DM), doença crônica caracterizada pelo comprometimento do metabolismo da glicose, é um dos principais problemas de saúde pública. As intervenções terapêuticas devem direcionar-se ao rigoroso controle da glicemia e de outras condições clínicas, no sentido de prevenir ou retardar a progressão da doença para as complicações crônicas, bem como evitar complicações agudas, por exemplo, a cetoacidose.

As duas abordagens fundamentais para avaliar o controle glicêmico são: dosagem da Hemoglobina glicada (A1c) e o Automonitoramento da glicemia capilar (AMGC).

Na cidade de São Paulo existe o Programa de Automonitoramento Glicêmico (em algumas Unidades Básicas de Saúde chamado de "kit diabetes"), pelo qual pessoas com diabetes que usam insulina tem direito a receber do SUS glicosímetro, fitas, lancetas, seringas, insulinas padronizadas (NPH e Regular) e lixo para dispensa de pérfuro-cortantes. 
 
Para fazer o cadastro no programa, o paciente deve apresentar: 
- cópia do RG;
- cópia da carteira nacional de saúde - CNS (cartão do SUS); 
- cópia do comprovante de residência;
- relatório médico declarando que a pessoa tem diabetes e é insulinodependente; e 
- formulário da Secretaria Municipal de Saúde com dados para fornecimento preenchido, assinado e carimbado pelo médico prescritor dos insumos e medicamentos (para baixar o formulário da SMS-SP, clique neste link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/programas/FormularioSolicitacaoAMG_2012.pdf)

Para saber em qual Unidade Básica de Saúde a pessoa deverá se inscrever no Programa de Automonitoramento Glicêmico, basta acessar este link, escrever seu endereço e marcar "moro neste endereço", que o site informará o nome e endereço da UBS: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/
 
Seguem mais informações sobre o programa:
 
Objetivo do AMG - Programa de Automonitoramento Glicêmico: Cadastrar e atender os munícipes portadores de Diabetes mellitus (DM) Insulinodependentes; possibilitando o acesso de forma contínua aos insumos: tiras, lancetas e seringas que garantam o automonitoramento glicêmico (AMG), através de disponibilização de aparelhos monitores de verificação glicemia capilar.

O cadastramento que necessariamente deve ser realizado em Unidade de Saúde da rede ambulatorial de serviços, garante a disponibilização do aparelho monitor para dosagem de glicemia capilar e o acesso através de entrega programada, agendada e mensal de: lancetas para coleta de sangue através de punção digital; tiras reagentes para determinação de glicose; seringas descartáveis (0,5 ml – 50 UI) com agulha 8 X 0,3 (para crianças e adultos de baixo Índice de Massa Corpórea - IMC); seringas descartáveis (1ml – 100UI) com agulha 12 X 0,3 (para adultos); recipiente (3 l) para descarte de material pérfuro cortante; assim como às Insulinas NPH e Regular para pacientes portadores de DM Insulinodependentes.

Todas as Unidades de Saúde podem realizar o cadastramento mediante o Formulário de Solicitação (modelo padronizado por SMS-SP) devidamente preenchido pelo prescritor/ médico, com agendamento para a entrega do aparelho. Na data agendada para a entrega do aparelho, o paciente ou seu responsável assinará o Termo de Responsabilidade (cessão por comodato do aparelho) em 02 vias, sendo que a cópia deve necessariamente ser arquivada no Prontuário do Paciente.

Todas as orientações de correta utilização tanto do aparelho quanto dos insumos devem ser detalhadas para o usuário em atendimentos individuais e/ou preferencialmente em grupos. Os insumos que possibilitam a continuidade do tratamento serão sempre entregues a partir de agendamento e de acordo com as necessidades de cada portador em suas Unidades de atendimento/origem. 
 
 
 

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

ENQUETE PÚBLICA CONITEC - Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas para Intoxicação por agrotóxicos

CHAMADA DE ENQUETE PÚBLICA
 
Proposta de elaboração de Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas para Intoxicação por agrotóxicos

O Ministério da Saúde irá elaborar diretrizes para a prevenção e atenção integral ao individuo intoxicado por agrotóxicos e quer saber a sua opinião!

Consulte o documento com a proposta atual, elaborada pelo Ministério da Saúde em conjunto com um grupo de especialistas no tema, e nos ajude a melhorá-la, identificando possíveis lacunas ou barreiras e expressando sua expectativa quanto a essa iniciativa.
 
 
 
 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Webinario "Formação, participação cidadã na saúde e VER-SUS: que conexões?"


 
Debate nessa semana poderá ser acompanhado online!

Saúde e educação são direitos sociais públicos por definição constitucional no Brasil, e dever do Estado objetivando a igualdade - a partir da superação de desigualdades - no acesso a esses direitos por todos os cidadãos. Mas no contexto capitalista em que vivemos, direitos são transformados em produtos. Como garantir a universalidade destes direitos? Como constituir movimentos em defesa da saúde e educação públicas a partir das forças da juventude? Como lutar contra a reorganização de valores que contrapõe direitos públicos e privados?

Na próxima quarta-feira, 09 de dezembro de 2015, a Rede HumanizaSUS vai promover um Webinário abordando essas questões sob a perspectiva da experiência do VER-SUS, uma imersão no sistema público de saúde a partir dos estágios e vivências no SUS com diferentes estudantes de graduação, pós graduação e movimentos sociais. Também serão abordadas as políticas públicas de saúde e educação no Brasil.

Para falar do tema, os estudantes universitários Allan Gomes de Lorena (Faculdade de Saúde Pública) e Renan Moser (Faculdade de Pedagogia), coordenador e vivente, respectivamente, do VER-SUS/SP, e a trabalhadora do SUS Fernanda Soncini, farão um bate papo em rede com chat aberto, mediado pela médica e docente (FSP-USP) Marilia Louvison.

Mais do que um debate teórico, o webinário é a produção do encontro entre estudantes que vivem na prática a saúde pública através do projeto VER-SUS e uma trabalhadora do SUS que recebeu vivências do VER-SUS em seu local de trabalho. Allan e Renan compartilharão sua experiência no ver-sus e na universidade, e também nos movimentos de saúde e de direitos de que fazem parte, e Fernanda exporá sua experiência enquanto trabalhadora da saúde que vivenciou as intervenções do ver-sus, refletindo sobre as modificações que as vivências provocaram na dinâmica do serviço.

Saúde e educação deveriam ser produtos oferecidos pelo capital ou direitos básicos oferecidos pelo Estado ao cidadão brasileiro? Há saídas e movimentos que venham construindo essa possibilidade de reflexão junto à juventude? Essas são questões que serão também debatidas nesta conversa.


PARTICIPE!!!

Quando: 09 de dezembro de 2015
Horário: 10h -12h
Onde: Na Sala de Eventos da Rede HumanizaSUS
http://www.redehumanizasus.net/13180-sala-de-eventos-rhs


Saiba mais sobre nossos convidados:

Marilia Louvison é médica sanitarista, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, presidente da Associação Paulista de Saúde Pública - APSP

Allan Gomes de Lorena é sanitarista em formação pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e faz parte da comissão VER-SUS/São Paulo

Renan Moser é estudante de pedagogia da Faculdade de Educação da USP, e participante do VER-SUS/São Paulo

Fernanda Soncini é referência técnica da república terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Mauá/SP 



Assista aos webinarios anteriores:

Chico Whitaker e convidados: https://www.youtube.com/watch?v=PbIomsoMCwU
O saber em saúde e o cuidado de si: https://www.youtube.com/watch?v=i_QPe_Vkflw
Educação popular e humanizasus: https://www.youtube.com/watch?v=mWKqtycqVJ4


 
Assista também ao 1º WEBESC (webencontro de saúde coletiva organizado pelo Professor de Gestão em Saúde Coletiva da UnB Gustavo Nunes de Oliveira, realizado entre alunos e professores da UnB, UFES, UFF, USP, UFRGS e UFG): https://www.youtube.com/watch?v=-xV8AxMYajw
 

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Zika, chikungunya e dengue: entenda as diferenças

A microcefalia é uma anomalia congênita, que se manifesta antes do nascimento e pode ser resultado de uma série de fatores de diferentes origens, como as substâncias químicas, agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação. Em coletiva de imprensa realizada em (17/11), o Ministério da Saúde (MS) informou que uma das possibilidades que está sendo considerada por alguns especialistas seria a transmissão vertical do vírus zika - diagnósticos laboratoriais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) que constataram a presença do genoma do vírus zika em amostras relativas a duas gestantes do estado da Paraíba. Ou seja, a malformação poderia estar relacionada à infecção pelo vírus zika em gestantes nos primeiros meses de gestação.

O vírus zika muitas vezes é confundido com dengue e chikungunya. No Brasil, desde abril de 2015 temos a presença desses três vírus. Mas ainda há a necessidade de se ampliar a divulgação sobre os sintomas e, principalmente, as diferenças entre essas três infecções. 


Mapa de presença dos vírus. Fonte: Centers for Disease Control and Prevention (CDC)


Dengue, chikungunya e zika são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. E, embora zika, chikungunya e dengue apresentem sinais clinicamente parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e exantema (rash cutâneo ou machas vermelhas pelo corpo), há alguns sintomas marcantes que as diferem. A principal manifestação clínica de chikungunya, por exemplo, são as fortes dores nas articulações, a artralgia. Essa artralgia pode se manifestar em todas as articulações, mas, em especial, nas dos pés e das mãos, como dedos, tornozelos e pulsos. Na chikungunya, essas dores são decorrentes de um processo inflamatório nas articulações e podem ser acompanhadas de edemas e rigidez.

Também é possível haver esse tipo de dores na dengue e no zika, mas a diferença está, segundo especialistas, na intensidade da dor. Enquanto o paciente com dengue ou zika pode apresentar dores de leves a moderadas, o paciente infectado com chikungunya apresenta dores de nível elevado, tendo como consequência a redução da produtividade e da qualidade de vida. Na fase subaguda ou crônica da doença, as dores podem persistir por meses ou até mesmo anos, particularmente em pacientes mais velhos. Segundo dados do Instituto Pasteur, um estudo sobre os casos ocorridos na África do Sul relatou que pacientes ainda sofriam de dores intensas nas articulações de 3 a 5 anos após a infecção aguda de chikungunya.



Com relação à febre, dengue e chikungunya são marcadas pela febre alta, geralmente acima de 39°C e de início imediato. Já os pacientes de zika apresentam febre baixa ou, muitas vezes, nem apresentam febre. Os sintomas relacionados ao vírus zika costumam se manifestar de maneira branda e o paciente pode, inclusive, estar infectado e não apresentar qualquer sintoma. Mas uma manifestação clínica que pode aparecer logo nas primeiras 24 horas e é considerada uma marca da doença é o rash cutâneo e o prurido, ou seja, manchas vermelhas na pele que provocam intensa coceira. Há, inclusive, relatos de pacientes que têm dificuldade para dormir por conta da intensidade dessas coceiras.

Outro sintoma que pode servir nos diagnósticos clínicos dessas doenças é a vermelhidão nos olhos. Enquanto a dengue provoca dores nos olhos, o paciente infectado com zika ou chikungunya pode apresentar olhos vermelhos, com uma conjuntivite sem secreção.

Dentre as três doenças, dengue tem sido considerada a mais perigosa pelo número de mortes. Segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em outubro deste ano, já são 693 mortes por dengue confirmadas apenas em 2015. Mortes relacionadas à chikungunya são muito raras e ocorrem por complicações em pacientes com doenças pré-existentes. E, embora ainda não se tenha relato de morte relacionada à infecção por zika, esse vírus é o único dentre os três que tem sido associado a complicações neurológicas, conforme relatado durante epidemias simultâneas de zika e dengue na Polinésia Francesa.

O diagnóstico clínico feito pelo médico ou profissional de saúde é essencial, uma vez que é o método mais rápido e o paciente já pode iniciar o tratamento mais adequado. No entanto, de acordo com as falas de pesquisadores durante o seminário Vigilância em Saúde das Doenças Virais Chikungunya, Zika e Dengue: desafios para o controle e a atenção à saúde, realizado na Fiocruz nos dias 3 e 4/11, os profissionais de saúde ainda necessitam de capacitação no manejo clínico dessas doenças, uma vez que chikungunya entrou no Brasil apenas em 2014 e zika em 2015.

A confirmação do diagnóstico clínico pode ser feita por meio de exames laboratoriais. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) têm laboratórios de referência para a detecção dos vírus da dengue, zika e chikungunya. A Fiocruz Paraná também está trabalhando no desenvolvimento de um kit para diagnóstico rápido de infecção por chikungunya.

Para investigar os casos de microcefalia que têm sido notificados no Brasil, o MS está realizando exames clínicos, de imagens e laboratoriais com mães e bebês, além de entrevistas e investigação do histórico do pré-natal e obstétrico. Ainda não há vacina para nenhuma das três doenças. A prevenção para dengue, zika e chikungunya é o combate ao mosquito Aedes aegypti e o uso de repelentes. Como a cocirculação dos três vírus nas Américas é recente, ainda são necessários muitos estudos, especialmente com relação à coinfecção e o efeito da infecção sequencial desses diferentes vírus.

Entenda mais sobre cada uma dessas doenças no Glossário de Doenças:
Dengue
Chikungunya
Zika

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Novembro azul: diabetes, democracia e participação social

14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, data oficialmente reconhecida pelo Ministério da Saúde no Brasil (1). Durante o mês inteiro (chamado de Novembro Azul em razão da cor símbolo da campanha), associações de pacientes, militantes e entidades médicas promovem ações de conscientização sobre os riscos do diabetes mal tratado ou diagnosticado tardiamente (nos casos de tipo 2).

Apesar do Novembro Azul existir desde 1991 (2), e desde 2006 ser reconhecida a data pelas Nacões Unidas através da Resolução nº 61/225 (3), até 2012 eu não conhecia essas ações, em razão do ainda precário compartilhamento de conteúdos e eventos em redes sociais, e também por não ter me descoberto até então como ciberativista, o que só aflorou após o anúncio do projeto de retorno da fabricação da insulina NPH pelo Brasil (4).

Quando tomei conhecimento do Novembro Azul em 2013, chamou minha atenção o enorme envolvimento na campanha de empresas farmacêuticas e de indústrias de alimentos, que comercializam produtos para pessoas com diabetes. Me parecia que, tratando-se de uma questão de saúde pública - já que o diabetes atinge 14 milhões de pessoas no Brasil (considerando apenas os portadores da doença, que na verdade afeta toda a família da pessoa), ou 7,4% da população brasileira (5), o principal envolvido nas ações de conscientização deveria ser o Poder Público.

Pensando nisso, e verificando que o Ministério da Saúde não tinha qualquer ação programada para o Novembro Azul, eu e o grupo Blogueiros de Diabetes promovemos a ação "Na ponta do dedo, o sangue pelo Brasil" (6), um tuitaço para que o então Ministro da Saúde Alexandre Padilha, se colocando no lugar de cada pessoa com diabetes, fizesse o teste de glicemia no Dia Mundial do Diabetes. E nosso pedido foi atendido por Padilha! 


De 2013 para cá, meu entendimento sobre a relação do Poder Público com as ações do Novembro Azul, no que se refere ao envolvimento dos gestores do SUS com a educação e prevenção da doença como atores principais dessas ações, sofreu algumas alterações.

Embora não haja nenhuma ação específica do SUS para o Novembro Azul, durante todos os meses do ano o Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais e Municipais de saúde promovem ações voltadas ao tratamento e prevenção do diabetes. Estes são apenas alguns exemplos:
- o programa de assistência farmacêutica do SUS, embora tenha problemas com o fornecimento errático de insumos e medicamentos, atende 8.692.853 pessoas com diabetes pela farmácia popular, segundo dados do Conselho Nacional de Saúde (7);

- orientações sobre alimentação equilibrada como forma de promoção da saúde, um dos fatores de prevenção do diabetes tipo 2, são encontradas no guia alimentar para a população brasileira do Ministério da Saúde (8); 
- orientações para profissionais que cuidam de pessoas com diabetes são encontradas em materiais específicos, destinados aos trabalhadores da saúde, como o caderno nº 36 da atenção básica (9);

- exercícios físicos, que contribuem tanto para o bom controle da glicemia de quem já tem diabetes como para prevenir o aparecimento da doença, podem ser realizados em aparelhos de ginástica disponíveis em várias praças na cidade de São Paulo, que tem ainda 3 parques com academias gratuitas a céu aberto (10);

- o apoio na promoção do autocuidado, que tem importante papel na melhoria da qualidade de vida da pessoa com diabetes, pode ser aperfeiçoado através de 3 cursos disponíveis gratuitamente na Comunidade de Práticas do Ministério da Saúde (11).


Percebi também que, a partir da ideia de que vivemos num Estado Democrático de Direitos, onde o poder emana do povo, que não o exerce apenas através de representantes eleitos, mas também diretamente (artigo 1º, § único, da Constituição Federal), o principal ator do Novembro Azul não é o Poder Público, mas a sociedade brasileira. Cabe a todos nós, cidadãos e cidadãs, buscar junto ao Estado as orientações referentes à conscientização e prevenção da doença, bem como a ampliação da assistência e dos direitos das pessoas com diabetes.

Em 2014, durante a consulta pública para a incorporação de análogos de insulina ao SUS promovida pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Ministério da Saúde - CONITEC, criei um evento no facebook através do blog Diabetes e Democracia para a coleta de depoimentos de pacientes com diabetes que se beneficiaram com o tratamento com essas insulinas. Esses depoimentos foram tuitados ao Ministério da Saúde desde então, como forma de mostrar as pessoas substituídas pelas evidências científicas nesses estudos de incorporação de medicamentos. Para mostrar que somos de carne, osso e sangue (com açúcar!).

Neste novembro azul de 2015, pensando em comemorar a data através da participação social das pessoas com diabetes no SUS, e já que a incorporação não foi aprovada (ainda) pela CONITEC, reativei a página do evento "Somos mais de um milhão de motivos para a incorporação dos análogos de insulina ao SUS" para coleta de relatos sobre os benefícios dos análogos de insulina (principalmente as ultrarrápidas aspart/novorapid, lispro/humalog e glulisina/apidra) na vida prática de cada pessoa com diabetes tipo 1, em apoio ao fornecimento desses medicamentos pelo SUS. Mais de um milhão porque apenas 8% dos casos de diabetes correspondem ao tipo 1, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.  

O evento está neste link: https://www.facebook.com/events/729147213785889/. Convido todas as pessoas a participarem e compartilharem seu depoimento em prol da incorporação dos análogos de insulina ao SUS, seja como pessoa com diabetes, seja como pessoa que convive com alguém com diabetes, ou que simplesmente apoia nossa luta.


A campanha, que em 2014 defendia a incorporação irrestrita - de todos os análogos de insulina, para todas as pessoas com diabetes - foi adaptada para se unir à luta que a Sociedade Brasileira de Diabetes e outras associações médicas e de pacientes vem fazendo para direcionar o pedido para a faixa etária prioritária (jovens e crianças), para o tipo de diabetes que não se adapta ao tratamento tradicional (tipo 1), e para as insulinas que representam menor impacto orçamentário para o SUS, com evidências de sua eficácia na melhoria do tratamento (ultrarrápidas). Há inclusive uma petição pública na avaaz defendendo a incorporação dos análogos de insulina utrarrápida para jovens e crianças, que pode ser assinada através deste link: https://secure.avaaz.org/po/petition/Exmo_Sr_Ministro_da_Saude_do_Brasil_Professor_Doutor_Arthur_Chioro_Disponibilize_insulinas_melhores_para_criancas_e_adol/?nLDoBib

Há ainda duas iniciativas que valem ser mencionadas como possibilidades de participação social das pessoas com diabetes na produção de saúde, ambas da Rede HumanizaSUS.

Na campanha de combate à dengue (12), destinada à troca de experiências para criar um acervo de estratégias utilizadas nessa luta, a pessoa com diabetes pode relatar se passou por um tratamento bem sucedido, como conseguiu controlar a glicemia apesar dos sintomas da dengue (com vômitos e diarréias, que costumam acarretar queda e elevação bruscas da glicemia), se avisou o profissional que tomava aas (muitos pacientes usam a medicação), ou até mesmo se gostaria que alguma medida fosse implementada nos serviços públicos que passou para cuidar da saúde na ocasião. Esse é um tipo de experiência que pode ajudar tanto outras pessoas com diabetes, caso venham a ter dengue, quanto os profissionais de saúde, que podem atender um paciente com dengue e diabetes.

E na campanha da 15ª Conferência Nacional de Saúde (13), destinada ao debate de propostas para a melhoria da saúde pública de qualidade enquanto direito do povo brasileiro, as pessoas com diabetes podem relatar os problemas que tem para acessar seus direitos - aos medicamentos e insumos, aos exames laboratoriais, ao atendimento por especialista da área de endocrinologia - e propor soluções para que o SUS corresponda às necessidades diferenciadas de cada paciente. Se tiver participado de conferências regionais e/ou for participar da conferência nacional como delegado, é possível relatar se o diabetes foi abordado nos debates, se houve alguma deliberação a respeito, ou simplesmente como ocorreu essa experiência.

Todas as propostas narradas são apenas alguns exemplos de iniciativas que valorizam a participação social no SUS. Há incontáveis outras com possibilidade de favorecer as pessoas com diabetes de forma coletiva, que podem inclusive ser sugeridas para menção posterior através de comentários ao post.

Se o poder emana do povo, vamos exercê-lo, neste novembro azul e nos demais meses do ano!




Observação 1: agradeço às amigas Patrícia Silva e Mariana Oliveira pela indicação de conteúdos que me ajudaram a escrever o texto.


Observação 2: após a publicação desse texto, mais duas iniciativas de apoio público ao cuidado das pessoas com diabetes foram indicadas.

A primeira veio através do periódico do Telessaúde da UERJ, que desenvolveu um site temático dentro do projeto Telessaúde na Escola, voltado para crianças e adolescentes, e que explica de forma didática o que é diabetes, seus sintomas, tratamento e prevenção. Para ter acesso ao site, basta clicar neste link: http://www.telessaude.uerj.br/diabetes/

A segunda veio através de indicação de Mariella Silva de Oliveira Costa no facebook, a respeito da nova área no portal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que aborda o diabetes. Para ter acesso à área da Fiocruz sobre diabetes, basta clicar nesse link: http://portal.fiocruz.br/pt-br/diabetes


Referências:

(2) Dia Internacional do Diabetes - Federação Internacional do Diabetes: http://www.idf.org/WDD15-guide/ 

(4) Texto de 2013 "Sobre carroças e diabéticos brasileiros, ou a insulina brasileiro-ucraniana", que debate o assunto: http://deboraligieri.blogspot.com.br/2013/04/sobre-carrocas-e-diabeticos-brasileiros.html 

(5) Notícia do site Portal Brasil "Número de pessoas com diabetes aumenta 40% em seis anos": http://www.brasil.gov.br/saude/2013/11/numero-de-pessoas-com-diabetes-aumenta-40-em-seis-anos 

(6) Texto base da campanha "Na ponta do dedo, o sangue pelo Brasil": http://deboraligieri.blogspot.com.br/2013/11/na-ponta-do-dedo-o-sangue-pelo-brasil.html


(9) BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36): http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/cab36 

(10) Academias a céu aberto unem boa forma física, saúde e natureza: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/esportes/2861-academias-ao-ar-livre 

(11) Link para os cursos de "Autocuidado - como apoiar a pessoa com diabetes" de nível médio, superior, e para agentes de saúde: https://cursos.atencaobasica.org.br/courses

(12) Link da campanha de combate à dengue da Rede HumanizaSUS: http://www.redehumanizasus.net/taxonomy/term/16965 
(13) Link da campanha da 15ª Conferência Nacional de Saúde: http://www.redehumanizasus.net/15conferencia