domingo, 30 de abril de 2017

Momento Diabetes: a doença crônica é apenas uma parte da nossa vida

No início do ano passado a jornalista e amiga Letícia Martins conversou comigo a respeito de um projeto de uma publicação abordando o diabetes. Ela estava formando um grupo de colaboradoras de conteúdo, e me convidou para escrever uma coluna sobre os direitos das pessoas com diabetes, que seria uma das seções da revista "Momento Diabetes". Considerando importante a difusão de informações a respeito do direito à saúde, topei na hora!

Mas o nome da publicação me causou um certo incômodo, uma certa estranheza. Achei contraditória e até mesmo incompatível a associação de momento a uma condição crônica como é o diabetes. Somente algum tempo depois, conversando com as editoras da revista, entendi a ideia por trás desta aparente contradição: o diabetes não define a vida da pessoa, é apenas um ou alguns "momentos" de todas as atividades desenvolvidas no nosso quotidiano.

A primeira edição saiu entre os meses de outubro e novembro de 2016. Me agradou muito ver a minha primeira coluna "Seu Direito", com um enfoque socialista das responsabilidades do Estado na garantia do bem-estar social (em que se inclui o direito à saúde), ao lado da coluna "Ao trabalho" da companheira blogueira Carol Naumann, com uma abordagem mais neoliberal centrada no empreendedorismo individual no cuidado em saúde. Em um ano de tanta polarização política como 2016, permitir a diversidade ideológica numa publicação mostrou a maturidade democrática de suas editoras, Letícia e Bianca.

E foi nesse espírito de convívio democrático entre visões diversas que eu, Letícia, Bianca, e outras colaboradoras e profissionais, travamos intensos debates sobre os conteúdos publicados nas revistas em algumas oportunidades, enriquecendo e ampliando nossa compreensão sobre os assuntos debatidos. 

De lá para cá mais 3 edições da Momento Diabetes foram publicadas (e a quinta está sendo finalizada para publicação em breve). Degustando cada uma delas, percebi que as informações publicadas não visam apenas o controle glicêmico (numa visão biomédica do assunto), mas ampliar o conhecimento dos leitores sobre questões associadas ao convívio com o diabetes, e também para oferecer novas possibilidades de invenções de modos de viver com alegria e saúde.


Como diz a Letícia, a quem agradeço por me incluir nesse "momento" de produção de saúde, de  "O site nasceu de um sonho, de muita experiência e vontade de ajudar pessoas com diabetes" (http://www.momentodiabetes.com.br/2016/06/25/bem-vindo-ao-site-e-revista-momento-diabetes/). E "Contar com o voto de confiança e a ajuda de amigos e parceiros pode ser uma motivação a mais na realização de um sonho, um projeto, uma causa." (http://www.momentodiabetes.com.br/2016/07/01/boas-parcerias-fazem-a-diferenca/).

Assim, a revista é o resultado de um trabalho colaborativo entre profissionais, pacientes e militantes da área de saúde. E mostra como em todas as relações - não só entre integrantes de uma revista, mas também entre profissionais e pacientes, entre usuários, trabalhadores e gestores do SUS, e entre os Poderes do Estado e o controle social - podemos buscar um equilíbrio democrático de forças em prol da saúde coletiva, sem menosprezar as singularidades. Para produzir saúde para todos e todas!



Para conhecer melhor a revista, acesse o site: http://www.momentodiabetes.com.br/

E acompanhe pelas redes sociais:




Nenhum comentário: