domingo, 12 de outubro de 2014

FOCO NA VITALIDADE: Rede Humaniza SUS transmite fórum sobre a “despatologização” da saúde

A Sala de Eventos é aberta a outras instituições ligadas à saúde. O próximo evento é o Fórum "Construindo vidas despatologizadas", que acontece de 14 a 17 de outubro na Universidade de Campinas e será transmitido pela Web da Unicamp e pela Rede Humaniza SUS.

Um espaço vital de encontros e discussões pertinentes à saúde. Essa é a definição da RHS – Rede Humaniza SUS, uma rede social colaborativa em favor da humanização.

O mesmo espírito está presente Sala de Eventos da rede, que realiza os próprios eventos, como seus conhecidos webinários*, ou transmite debates produzidos por outros coletivos e instituições.

No período de 14 a 17 de outubro, a rede vai transmitir o fórum "Construindo vidas despatologizadas". O tema é caro e conhecido de todos aqueles que trabalham por uma saúde humanizada. O evento abre com uma conferência da Deputada Maria do Rosário, ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Entre os assuntos a serem apresentados por um time de professores e cientistas, do Brasil e outros países da América Latina, estão a aprendizagem e a psiquiatria infantil; a genética na encruzilhada entre os direitos humanos e a medicalização; o encontro entre paciente e médico. No dia 16/10 haverá uma mesa redonda: “Táticas de produção e sustentação do Humano em nós: por uma rede de cuidados despatologizantes.” (Veja programação aqui).

Com a difusão pela RHS, o evento ganhará visibilidade para um público altamente interessado. A Rede Humaniza SUS completou seis anos em 2014 e tem mais de 30 mil usuários. Ela é um dispositivo da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, que tem como missão criar uma esfera pública para discutir problemas e soluções do SUS.

De acordo com Patrícia Silva, uma das editoras da Rede HumanizaSUS, os debates transmitidos pela sala de eventos têm interatividade, mas a participação nos chats fica a critério dos coordenadores dos eventos – que podem abrir ou não o chat para perguntas dos internautas. “A proposta da RHS é ofertar uma ferramenta de fácil acesso para transmissão de eventos ligados a saúde coletiva e humanização”, diz ela, lembrando que a sala está aberta a qualquer usuário da RHS que tenha condições de gerar as imagens de seus eventos (câmera, notebook, som e internet rápida). Basta agendar com a equipe da RHS fazendo contato pelo Formulário de contato da rede.

Confira a programação do Fórum da despatologização: www.fonosp.org.br/2014/09/11/forum-%E2%80%9Cconstruindo-vidas-despatologizadas%E2%80%9D/
 

*Conheça a Sala de Eventos e os seminários virtuais: www.redehumanizasus.net/13180-sala-de-eventos-rhs 

Fonte: Déborah de Paula Souza - Política Nacional de Humanização, Ministério da Saúde

0 comentários: